Páginas

Translate

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem quer peixe?

Filé de peixe assado 

Ingredientes:
- 1 kg de filé de peixe de sua preferência
- Suco de 1 limão
- 1 dente de alho socado
- coentro picadinho (opcional)
- Sal a gosto
- 1 lata de molho de tomate pronto (de sua preferência)
- 1 vidro de maionese
- 1 kg de batatas descascadas e cortadas em rodelas de 1cm de espessura
- Azeite pra temperar (opcional)

Modo de fazer:
---------   Tempere os filés de peixe e reserve – os num refratário grande.  Cozinhe as batatas em água e sal, al dente e reserve – as.  Arrume os filés no próprio refratário, lado a lado. Coloque por cima metade do vidro de maionese. Acrescente sobre a maionese a metade da latinha de molho pronto. Arrume as rodelas de batata por cima do molho, lado a lado.  Espalhe o restante da maionese sobre as batatas. Por cima espalhe o restante do molho de tomate que sobrou na latinha. Por fim regue com um fio de azeite (opcional). Leve ao forno pré – aquecido, em temperatura média por aproximadamente 20 minutos, dependendo de cada forno.

------------------------------------------- 

Ceviche especial 

Ingredientes:
- 400 gramas de filé de linguado (ou outro peixe da estação)
- 1 cebola roxa em tiras fina
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 220 ml de suco de limão 
- 1 colher e meia,de sopa, de coentro fresco picado
- 1 xícara de milho cozido
- sal

Modo de fazer:
------  Corte o peixe em cubos e coloque-o pra marinar num recipiente com suco de limão e sal. Corte a cebola em tiras finas. Pique a pimenta e o coentro. Reserve tudo, já com a cebola também picada. Depois de todos os ingredientes picados, junte tudo no recipiente do peixe e separe umas tirinhas de cebola pra decoração. Sirva a seguir!

-------------------------------------------

Ceviche de quinoa 

Ingredientes:
- 200 gramas de quinoa
- 200 gramas de camarões médios frescos
- 10 aspargos frescos
- 4 tomates sem pele e sem semente
- Azeite de oliva extra virgem
- sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:
-------- Limpar, descascar e cozinhar o camarão rapidamente em água fervente. Retirar os camarões da panela e colocar em uma travessa cheia de água e gelo.  Limpar os aspargos e cozinhar da mesma maneira. Cortar os aspargos e os tomates em pequenos cubos.  Colocar a quinoa numa panela, cobrir com água fria e cozinhar até que fique al dente.  Retirar a quinoa da panela e escorrer.  Temperar com azeite de oliva, flor de sal e pimenta do reino moída na hora. Misturar delicadamente os aspargos, o tomate, o camarão e servir. É uma delícia!

-------------------------------------------

Camarão maravilhoso 

Ingredientes:
- 600 gramas de camarão
- 1 cebola grande picada
- 1 lata de milho (com a água)
- 4 xícaras de leite
- 6 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 250 gramas de requeijão cremoso
- 150 gramas de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara de azeite
- sal, coentro e pimenta a gosto

Modo de preparo:
----------  Em uma panela, doure a cebola ralada com 5 colheres de sopa de azeite e acrescente o camarão, tempere com sal e pimenta a gosto. Não deixe cozinhar muito, apenas deixe os camarões ficarem rosados e apague o fogo. Reserve o camarão. No liquidificador, bata o milho com a água da lata, até desfazer todos os caroços. Peneire e reserve descartando as cascas. Para não empelotar, dissolva a farinha de trigo e o amido de milho em 2 xícaras de leite. Quando estiver bem dissolvido, junte com as outras 2 xícaras do leite restante. Leve para uma panela e acrescente o milho que foi batido. Tempere com sal a gosto. Mexa sempre para não empelotar, por aproximadamente 15 minutos. Quando engrossar, acrescente o requeijão, o camarão e um pouco de coentro para realçar o sabor. Mexa por mais 1 minuto no fogo, para que derreta bem o requeijão, tire do fogo e despeje em um refratário, polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar.Pode ser servido acompanhado só de arroz branco ou com batata palha.

---------------------------------------------------

Feijoada do mar

Ingredientes:
* 400g de feijão branco
* Água
* 2 dentes de alho
* 1 e 1/2 cebola pequena
* 40ml de azeite
* 60g de tomate pelado
* 2 tabletes de caldo de peixe
* 1kg de tentáculos de polvo
* 1/2 quilo de camarão sem casca
* 20ml de óleo de soja
* 300g de mexilhão
* 70g de lula

Modo de preparo:
----------  Numa panela de pressão coloque o feijão e cubra com água (3 cm acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e cozinhe por mais 10 minutos ou até o grão ficar macio. Escorra e reserve.
Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 ml de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte meio litro de água e 100g do feijão cozido e deixe cozinhar por 10 minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve.
Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 ml de óleo e a cebola pequena. Lev
e ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos contados após começar a chiar (ou até ficar macio). Escorra, corte-os em pedaços de 6cm e reserve. Coloque os mexilhões em uma panela, tampe-a e leve ao fogo, sem água, até abrirem as cascas. Retire as cascas e reserve. Corte a lula em anéis de 1 cm de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10ml de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados. Em uma panela grande, coloque 10 ml de azeite. Acrescente um alho picado e deixe dourar o restante do feijão cozido e deixe ferver por 5 minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, os mexilhões, o peixe e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue e fogo, jogue o coentro e mais 10 ml de azeite.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Frigideirada do mar 

Ingredientes:
- 300g de filé de cação ou badejo
- 02 colheres de sopa de azeite
- 03 colheres de sopa de cebola ralada
- 01 pimentão vermelho cortado em tiras
- 03 colheres de sopa de leite de coco
- 04 colheres de sopa de vinho branco
- ½ xícara de chá de creme de ricota
- sal à gosto

Modo de fazer:
----------  Limpe os filés de peixe, lave e seque-os com um papel toalha. Corte-os em cubos grandes e coloque em uma frigideira. Junte o azeite e refogue, mexendo com cuidado, até o peixe ficar levemente dourado. Acrescente a cebola, o pimentão e o sal. Reduza o fogo e cozinhe até o peixe ficar macio. Em uma tigela à parte, misture o leite de coco, o vinho, o cream cheese e o sal. Despeje sobre o peixe, mexendo com cuidado e cozinhe até o molho engrossar. Retire do fogo e sirva com arroz branco ou espaguete.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!