Páginas

Translate

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Deliciosas balas de coco!

Bala de coco recheada com brigadeiro 

Ingredientes:
- 1 coco inteiro
- 1 quilo de açúcar
- margarina
- 2 copos de água
- 1 lata de leite condensado
- chocolate em pó

Modo de fazer:
------   Descasque o coco, corte e coloque no liquidificador com um copo de água fervente e um quase cheio de água fria, bata bem batido. Depois de batido coe em um pano o coco, e retire todo o leite. Coloque em uma panela grossa todo o leite retirado do coco mais o açúcar, misture bem e leve ao fogo por cerca de 23 minutos. Unte uma mesa ou uma pedra de mármore com margarina e jogue a bala em cima. Deixe por 2 minutos e retire. Bata com a mão massa quente até ficar branquinha. Faço o brigadeiro tradicional e reserve. Divida a massa em 3 partes, abra e coloque o recheio. Enrole e estique fazendo uma cobra, depois é só cortar e esperar secar.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Bala de coco sensação

Ingredientes:
- 1/2 quilo de coco fresco ralado
- 2 xícaras e meia de água fervente
- 1 quilo de açúcar

Modo de fazer:
------ Coloque metade do coco no liquidificador, e bata com 2 xícaras e meia de água quente, o suficiente para soltar a gordura do coco. Cuidado para não queimar a mão. Desligue o liquidificador e retire o conteúdo.
Coloque num pano de prato para coar e ficar só o líquido.Ponha esse líquido dentro do liquidificador para bater o restante do coco. Procure bater bastante para soltar bem o líquido do coco e deixar com bastante sabor. Torça o pano de prato para tirar todo o leite do coco. Transfira o líquido extraído do coco para a panela. Adicione 1 kg de açúcar na panela e mexer. Misture bem o açúcar no leite do coco. Dizem que, para a receita dar certo, não pode deixar de mexer, nem usar fogo alto. Quando a bala parar de subir, não tem mais perigo de transbordar da panela. Deixe mais um pouquinho e, de vez em quando, dê uma mexida para dar misturar. Prepare a pedra mármore ou o granito para colocar a bala quando ela estiver no ponto de sair. Unte a pedra com um pouquinho de manteiga.
Estique bem para a bala não grudar no mármore ou no granito. Não faça em inox, pois é muito quente. Para saber o ponto certo da bala, tire um pouco da mistura da panela e despeje em uma vasilha com água fria. Depois, aperte. Quando estiver bem firme, está no ponto certo. Aí, coloque a massa na pedra para que esfrie e você possa puxar a bala. Comece a puxar a bala. Sempre custa um pouquinho para formar a bala porque a massa é muito oleosa. Ela vai mudando de cor, ficando esbranquiçada, perolada. Vai também aumentando de tamanho. Quando você puxa, ela vai crescendo. Tem que puxar até ela poder esfriar bem para poder cortar a bala. Se você quiser fazer balas coloridas, é só colocar 3 ou 4 gotinhas de corante comestível e puxar mais um pouco antes de cortar.
Você pode usar uma assadeira de alumínio, que é mais fácil para soltar a bala quando ela tiver seca. Também dá para deixar a bala na própria pedra untada. Puxe e corte a bala um pouquinho maior porque ela acaba encolhendo de tamanho. Para soltar da assadeira, é só dar uma batidinha. Depois de duas ou três horas, as balas estão sequinhas, E você pode colocá-las em potes de vidro, decorando com coco ralado ou pode embrulhar pra enfeitar a mesa da festa.
     
-------------------------------------------------------------------------------------------

Bala de coco com toque de limão

Ingredientes:
- 700 gramas de coco fresco
- 600 ml de água quente
- 1 quilo de açúcar refinado
- raspas de 1 limão
- manteiga para untar

Modo de fazer:
------   Pegue o coco, retire a película, passe-o no multi processador e deixe-o de molho por uns 5 minutos nos 600ml de água. Torça em um pano de prato para escorrer o leite do coco. Despeje em uma panela e misture o açúcar refinado. Mexa antes de acender o fogo, depois não pode mais mexer. Fogo alto por mais ou menos 35 minutos ou até dar ponto de fio. Despeje a mistura em uma superfície de mármore, jogue as raspas de limão e retire do mármore e vai batendo manualmente até que se torne bem branquinha.
Dica: A mistura levanta fervura como se fosse entornar. Mais um pouco de fogo, ela abaixa e esta quase dando o ponto.

---------------------------------------------------------------------------------------

 Bala de coco caramelada 

Ingredientes:
- 400 gramas de coco
- 500 gramas de açúcar
- 6 ovos
- 2 xícaras de leite
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 colher (sopa) de vinagre

Modo de fazer:
------  Coloque o coco, o açúcar, os ovos e o leite numa panela e leve ao fogo até ficar no ponto de bala. Depois leve à geladeira por 2 horas, retire da geladeira e faça balinhas. Coloque numa forma untada e leve novamente a geladeira por mais ou menos 4 horas. Finalmente faça o caramelo com o açúcar, a água e o vinagre e vai caramelando, uma a uma e em seguida, enrole no papel celofane.

------------------------------------------------------------------------------------------

Bala de coco baiana 

Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 gemas
- 100 gramas de coco ralado seco
-  1 colher (chá) de margarina
- 2 gotas de corante alimentício

Ingredientes - calda:
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1/2 xícara de água
- 4 colheres (sopa) de vinagre branco

Modo de fazer:
------  Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar e coloque na geladeira até dar o ponto de enrolar. Faça as bolinhas e espete um palito de dente. Leve para a geladeira para secar por 1 hora.
Calda: Coloque em uma panela o açúcar e a água, mexa até dissolver o açúcar. Coloque a panela em fogo médio até ficar amarelinha. A calda começa a secar. Coloque o vinagre e retire a panela do fogo. Volte para o fogo até dar o ponto de calda de vidro. Quando a calda estiver em ponto de vidro passe uma a uma. Coloque em uma forma de alumínio ou em cima de um papel manteiga.
 
 

2 comentários:

  1. Eu to pensando em fazer p vender e conseguir uma rendinha p poder viver e vou tentar gostei das suas receitas de balas muito obrigada e devem ser muito boas tb quero ver no q vai dar quem sade deus ajude p puxar enrolar cortar e no ponto tb vou tentar bjs 😍

    ResponderExcluir
  2. Tbm penso o msm... Boa sorte p nós...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!