Páginas

Translate

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Doces de dar água na boca!

Pudim de panetone 

Ingredientes:
- 1 pitada de canela
- 600 ml de leite
- casca ralada de 1 limão
- 1 dose de rum

- 300 gramas de panetone
- 1 dose de pinga
- 4 ovos médios
- 1 colher (sobremesa) essência de baunilha
- 120 gramas açúcar
- manteiga para untar 


Ingredientes - cobertura:
- 100 gramas Chocolate
- 50 gramas creme de leite
- chantilly a gosto

Modo de fazer:
----- Corte o panetone em fatias finas, coloque em uma tigela e junte uma dose de rum e uma de pinga. Deixe descansar em lugar fresco por pelo menos 15 minutos, cobrindo a tigela com filme plástico. Enquanto isso ferva o leite em uma panela, adicione a canela em pó e a casca ralada de limão. Desligue o fogo e deixe a mistura esfriar, coe numa peneira para separar a casca de limão. Separe as gemas das claras, bata as gemas com metade do açúcar até obter uma mistura leve e cremosa. Misture ao leite morno a mistura de gemas açúcar e panetone. Bata as claras em neve com o açúcar restante e adicione-os à mistura de panetone. Despeje a mistura em uma forma de pudim untada com manteiga, com capacidade de cerca de 2,5 litros; asse o pudim em banho-maria. Coloque a forma em um recipiente cheio de água fervente e asse o pudim a 200 graus por 40 minutos. Quando pudim estiver dourado, retire-o do forno e deixe esfriar, depois desenforme em um prato de servir. Prepare uma calda de chocolate em banho-maria derreta o chocolate com 50 ml de creme de leite, bater o creme restante adoçando a gosto. Decore o pudim com calda de chocolate e fitas de chantilly.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Sorvete de chocolate com gelatina 

Ingredientes:
- 250 ml de água fervendo
- 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
- 200 ml de água gelada
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 200 gramas de chocolate meio amargo derretido


Ingredientes - calda:
- 1 xícara de água
- 1 xícara de cacau em pó
- 1 xícara e meia de açúcar
- 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada
- 3/4 de xícara de creme de leite fresco

Modo de fazer:
------   Em uma tigela, coloque 250 ml de água fervendo, 1 pacote de gelatina em pó sem sabor e misture bem até a gelatina dissolver completamente. Adicione 200 ml de água gelada e misture. Transfira a gelatina derretida para o liquidificador e adicione 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 200 gramas de chocolate meio amargo derretido e bata bem. Coloque em um pote e leve ao freezer até ficar consistente (+/- 3 h). Retire a mistura do freezer, coloque na batedeira e bata bem por 10 minutos. Volte a mistura novamente no pote e leve ao freezer até endurecer (+/- 4 h). Retire do freezer 10 minutos antes de servir. Faça bolas e sirva com calda de sua preferência.
Calda:  Em uma panela, coloque 1 xícara de água, 1 xícara de cacau em pó, 1 xícara e meia de açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo, acrescente a gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e 3/4 de xícara de creme de leite fresco. Deixe a mistura esfriar e sirva com o sorvete.

-------------------------------------------------------------------------------------------


Balas de chocolate 

Ingredientes:
- 1 lata de leite em pó
- 1 lata de chocolate em pó
- 1 lata de leite condensado

Modo de fazer:
------   Misture numa bacia grande o leite em pó e o chocolate em pó com uma colher. Depois coloque, aos poucos, o leite condensado (somente a primeira lata) e continue misturando. Quando já não conseguir mais mexer com a colher, amasse com as mãos mesmo, até formar uma massa lisa e homogênea. Se não der ponto (ficar grudando), adicione então o quanto for necessário de leite condensado. Faça uma bola e deixe a descansar por 40 minutos. Após esse tempo, separe em porções pequenas para enrolar. Enrole como se fosse nhoque (de comprido) e corte com a ponta da faca. O formato fica parecido com o da bala de coco. Deixe secar e embrulhe em papel de bala.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Bolas de Berlim 

Ingredientes - creme de confeiteiro:
- 250 ml de leite
- 75 gramas de açúcar
- 40 gramas de farinha
- 2 gemas de ovo
- 1 ovo inteiro


Ingredientes - massa:
- 500 gramas de farinha de trigo
- 30 gramas de fermento de padeiro
- 150 gramas de açúcar
- 50 ml de leite
- 125 gramas de manteiga
- raspa de limão ou laranja
- 3 ovos
- sal a gosto
- farinha para polvilhar
- óleo para fritar
- açúcar para polvilhar


Modo de fazer:
------  Creme de confeiteiro: Ferva 200 ml de leite. À parte misture o restante dos ingredientes com 50 ml de leite frio e junte depois ao leite quente ainda ao fogo sem parar de mexer até obter um creme espesso. Retire do fogo deixe esfriar. 
Massa: Coloque a farinha num recipiente grande ou sobre a bancada da cozinha. Faça um buraco no monte da farinha e coloque nele o fermento e o leite. Amasse com um pouco da farinha que o rodeia. Misturar bem. Faça uma bolinha e deixe descansar 40 minutos. Quando o fermento tiver crescido retire-o do meio da farinha e amasse aí o açúcar, a raspa de limão e a manteiga Amassando muito bem. Junte então o fermento, os ovos um a um sem parar de amassar e o sal. Vá polvilhando a massa com farinha enquanto amassa até que esta se descole do recipiente ou bancada. Forme uma bola e deixe descansar até que duplique de tamanho. Divida então em pequenas bolinhas e disponha-as bem separadas umas das outras num tabuleiro ou sobre a bancada polvilhada com farinha. Deixe descansar bem e crescer novamente. Depois de terem crescido bastante frite as bolas em óleo pouco quente, lentamente e virando-as de vez em quando para fritarem por igual. Cuidado para não deformar as bolinhas. Quando estiverem fritas retire-as, escorra-as muito bem e polvilhe-as com açúcar. Dê-lhes um corte e recheie com o creme de confeiteiro. 

-------------------------------------------------------------------------------------------

Donuts 

Ingredientes:
- 14 gramas de fermento biológico seco
- 1/4 xícara de água morna 
- 1 e 1/2 xícara de leite morno  
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher (chá) de sal  
- 2 ovos  
- 75 gramas de manteiga  
- 5 xícaras de farinha de trigo  
- 1 litro de óleo, para fritar  
- 1/3 xícara de manteiga  
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro  
- 1  e 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha  
- 4 colheres (sopa) de água quente ou quanto necessário

Modo de fazer:
------  Polvilhe o fermento sobre a água morna, deixe descansar por 5 minutos ou até ficar espumoso. Em uma vasilha, ponha o fermento dissolvido, o leite, o açúcar, o sal, os ovos, 75 gramas de manteiga e a metade da farinha de trigo. Bata em velocidade baixa durante alguns minutos ou misture-os com uma colher de pau. Acrescente o restante da farinha e bata até que a massa não esteja mais grudando na vasilha. Amasse a massa com as mãos durante 5 minutos, ou até que ela fique macia e elástica. Ponha a massa em uma vasilha untada, e cubra-a. Deixe descansando em um lugar quente até dobrar de volume. A massa terá crescido o suficiente quando, ao pressioná-la com os dedos, a marca deles permaneça funda, não retornando ao ponto original. Coloque a massa numa superfície enfarinhada e, delicadamente, com um rolo, abra na espessura de 1 cm. Modele os donuts usando um cortador de donuts redondo enfarinhado. Retire a massa do centro de cada donut e arrume-as ao lado dos donuts (essa massa também pode ser frita, formando bolinhas de donuts) Cubra tudo com um pano e deixe que os donuts cresçam novamente até dobrarem de tamanho. Em uma panela, prepare a calda, derretendo a manteiga em fogo médio. Junte o açúcar de confeiteiro e a baunilha, misture-os bem. Retire a panela do fogo e aponha a água quente nessa calda, uma colher de cada vez. Até que o açúcar de confeiteiro fique mais ralo, mas não aguado. Reserve. Em uma frigideira ou em uma panela grande, esquente o óleo a fogo médio. Com uma escumadeira, coloque os donuts no óleo quente. Quando os donuts começarem a boiar vire-os. Frite os donuts até estarem com os dois lados corados.Tire-os do óleo e coloque-os para escorrer sobre uma grelha. Coloque uma assadeira por baixo da grelha para facilitar a limpeza. Mergulhe os donuts na calda preparada, que ainda deve estar quente e novamente deixe-os sobre uma grelha, para escorrer qualquer excesso de calda. Cubra com a cobertura de sua preferência.


--------------------------------------------------------------------------------------------

Sopapillas (doce frito de origem mexicano) 

Ingredientes:
- 2 litros de óleo de canola para fritar
- 500 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres (chá) de fermento em pó  
- 2 colheres (chá) de sal  
- 2 colheres (sopa) de manteiga  
- 240 ml de água  
- 2 colheres (chá) de canela em pó  
- 1/2 xícara de açúcar

Modo de fazer:
 
Modo de fazer:
------  Na água morna dissolva 1 colher de chá de açúcar. Polvilhe o fermento e deixe ele dissolver por aproximadamente 5 minutos. Numa tigela grande, bata os ovos junto com 200 g de açúcar, que deve ficar totalmente dissolvido. Acrescente o sal e a farinha, misture e coloque o leite e a manteiga derretida. Misture a massa com uma colher de pau. Cubra a vasilha e deixe-a em um lugar quente para que a massa dobre de tamanho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!