Páginas

Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Como fazer farinha de mandioca caseira!

Farinha de mandioca 

Ingredientes: 
- 1 kg de mandioca descascada e cortada em cubos

- ½ litro de água
  


Modo de fazer:
 -------  Em um liquidificador, coloque 1 kg de mandioca descascada e cortada em cubos e ½ litro de água. Bata bem até ficar uma mistura homogênea. Transfira essa mistura de mandioca para um pano limpo e seco, e esprema bem para sair todo o líquido. Reserve o líquido por 12 horas sem mexer. Com a parte que sobrou no pano, transfira para uma assadeira, espalhe bem e leve ao forno baixo pré-aquecido a 100°c por +/- 5h, mexendo de vez em quando para não queimar. Tapioca: Depois de 12h, escorra a água que sobrou. Com a goma que se formou, coloque em um pano e esprema bem. Transfira a mistura para uma peneira e, com as mãos, esfregue uma pequena porção de massa (para ficar uma farinha fina) em uma frigideira untada com manteiga e leve ao fogo baixo até secar e formar a tapioca. Recheie a gosto e sirva em seguida. Caso você não queira fazer todo o processo com a mandioca compre um pacote de polvilho doce, hidrate com um pouco de água e faça o mesmo procedimento da mandioca.

------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Tapioca com coco 

Ingredientes:

- 2 xícaras e meia de polvilho doce

- 1 lata de doce de coco pronto

- 4 colheres (sopa) de leite

- 1/2 xícara de castanha-do-pará picadinha


Modo de fazer:

------     Em um recipiente, coloque o polvilho e regue-o aos poucos com 250 ml de água fria, misturando bem e esfregando com as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo e deixe aquecer. Peneire o polvilho umedecido sobre a frigideira, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando secar do outro lado. Reserve e repita o processo até terminar a massa. Em uma tigela, misture o doce de coco com o leite e as castanhas. Recheie cada disco de massa, dobre ao meio e sirva a seguir.

13 comentários:

  1. Obrigada Marlúcia,vivo no exterior,e aquí nao ten farinha,e tenho muita saudade de comer farofa,e vc encinou de forma bem fácil de fazer em casa...gostaria que publicara também como fazer uma boa farofa em casa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Marlucia,
    Para esta receita da farinha você usa o aimpim ou a mandioca?! Gostaria de testar a receita, mas fiquei na dúvida!!! Moro no exterior e aqui não encontro a farinha, porém vende o aimpim nos mercados!!! Desde já obrigada pela receita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aipim e mandioca e o mesmo só muda o nome conforme a região blz

      Excluir
  3. Respostas
    1. a pressa é inimiga da perfeição, do bom gosto e da qualidade. rsss

      Excluir
    2. a pressa é inimiga da perfeição, do bom gosto e da qualidade. rsss

      Excluir
  4. Muito obrigada Marlucia. Sou da Colômbia e adoro a farofa, estou doida por fazer.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!